GRADE DE COMPETÊNCIAS MS

As 23 competências que compõe as baterias

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Como são calculadas?

 

Algoritmos com cruzamento na teoria BIG FIVE

 

As competências MS são compostas pelos domínios e facetas da teoria BIG FIVE (teste aplicado NEO PI-R), da Vetor Editora. 

Todas as baterias que possuem o teste de personalidade terão a Grade de Competências.

 

Nossos algoritmos cruzam os 5 domínios (Neuroticismo, Extroversão, Abertura, Amabilidade e Conscienciosidade) e suas 30 facetas, traduzindo o resultado do teste, "que é denso, com uma linguagem específica e técnica da psicologia" para uma linguagem acessível e intuitiva na tomada de decisão.

 

Cada competência é formada por várias facetas, com pesos e medidas que identificam com grande precisão se o avaliado possui ou não aquela competência. 

 

Para isso, traduzimos toda a linguagem qualitativa em apenas um número, através do farol abaixo:

 

Farol Competências MS.png

 

Agora que já sabe como identificamos a competência, se aprofunde em cada uma delas no material a seguir!!!

 

 

Abertura ao Novo

Competência ligada à dicotomia da passividade x atividade, ou seja, a busca por coisas novas, criatividade, novas ideias versus o tradicionalismo, ao conservadorismo e à rotina. É estar aberto a novas tendências estéticas, culturais, profissionais e intelectuais, além de ser uma pessoa curiosa e imaginativa. Se relaciona com a valorização da diversidade de saberes e vivências, mostrando alegria ao adquirir novos conhecimentos e experiências.

 

Pessoas com índices altos nesta competência são orientadas ao novo, são extremamente criativas e questionam a todo o tempo o status quo. Não se conformam com o existente e quer sempre acrescentar novas habilidades e melhorias. São bons criadores e desenvolvedores, reavaliam sempre seus valores, o qual eles não são estáticos e não são resistentes a mudanças

 

Pessoas com índices baixos nesta competência são extremamente tradicionais, não veem necessidade em mudar aquilo que, na opinião deles estão funcionando de forma perfeita. São pessoas conservadoras e rotineiras, pouco criativas e com dificuldades de mudar aquilo que pensam. Seus valores são “sagrados” e muito difíceis de serem alterados e podem ser aversos a novidades. Quanto mais baixa esta competência, mais resistente às mudanças é esta pessoa.

 

 

Altruísmo

A pessoa altruísta se doa para o próximo sem esperar nada em troca. Ela naturalmente ajuda quem está a sua volta, sem precisar de incentivos ou recompensas e não se queixa de ajudar.

Esta competência está intrinsecamente ligada às esferas dos sentimentos e simpatia, ou seja, como essa pessoa acolhe a outra, o quanto dá importância aos sentimentos das outras pessoas, quão sensível fica aos problemas de quem está no entorno.

 

Pessoas com índices altos nesta competência são amáveis, simpáticas, sensíveis, conseguem acolher as pessoas de maneira informal e dão grande importância aos sentimentos de outras pessoas, com uma vontade nata de sempre ajudar, mesmo que esta ajuda não seja requisitada.

 

Pessoas com índices baixos nesta competência são mais orientadas à prática, à realidade, mostrando não ser uma pessoa que tenha interesse em ser simpática. Pode ajudar sim quando requisitado, mas de maneira formal e impessoal, separando os sentimentos dos outros e os seus. É mais contida e tem a tendência de não se envolver com os problemas alheios.

 

 

Ambição

A competência Ambição refere-se a ter um forte desejo e transformá-lo em uma meta de vida, criando planos e estratégias para chegar lá. É ter uma autoestima fortíssima e acreditar que você pode chegar aonde quiser, usando seus próprios meios, como esforço e dedicação, para atingir seus objetivos. Traz consigo uma carga de otimismo, dinamismo e uma grande orientação a metas e resultados.

 

Pessoas com índices altos nesta competência sabem aonde quer chegar e não desistem até conseguir. São totalmente voltados para metas e confiam que as coisas sempre darão certo, pois tende a possui uma autoconfiança bastante positiva, se sentindo competente para realizar as mais variadas tarefas, por mais difícil que elas sejam. Querem sempre crescer e crescer rápido, mostrando grande determinação.

 

Pessoas com índices baixos nesta competência podem não saber direito aonde querem chegar. Revelam uma postura mais passiva, com pouca ou quase nenhuma vontade de superar metas e galgar novas posições. Geralmente, entrega aquilo que é esperado e pode possuir um nível de dinamismo e foco para entregas mais baixo.

 

 

Assertividade

Ser assertivo ter a habilidade de expor e defender um posicionamento de forma clara, tranquila, objetiva e sem gerar conflitos. A pessoa assertiva é mais autoconfiante e não tem dificuldades de expressar a sua opinião. Denota ponderação, comportamento isento de impulsividade e vulnerabilidade, mostrando confiança em si e nos outros.

 

Pessoas com índices altos nesta competência, tende a se posicionar de maneira afirmativa e a manter uma postura dominante, preferindo fornecer comando e orientações aos outros de forma clara e não invasiva. Consegue caminhar muito bem na “arena” política da organização, se posicionamento de maneira totalmente afirmativa.

 

Pessoas com índices baixos nesta competência traz uma postura de hesitação para expor suas ideias. Pode trazer traços de impulsividade e, não raro, comportamentos ansiosos que fazem que suas colocações possam não ser tanto positivas.

 

 

Autoconfiança

Autoconfiança é um termo aparentemente simples que significa confiança em si mesmo e nas próprias habilidades, qualidades e julgamentos. É quando uma pessoa possui a convicção de ser capaz de fazer ou realizar alguma coisa.

 

Pessoas com índices altos nesta competência apresenta maior prudência na busca de informação e se sente mais confiante em sua eficiência para tomar decisões e na sua percepção da habilidade para realizar suas atividades.

 

Pessoas com índices baixos nesta competência tende a se sentir despreparadas para a realização das tarefas e insegura quanto a sua eficiência, mesmo que disponha de grandes habilidades técnicas e plenas condições para realizar essas atividades.

 

 

Autodisciplina

Autodisciplina é a capacidade de agir, permanecer motivado e se impulsionar, independentemente de como você se sente, física ou emocionalmente. Você a demonstra quando escolhe intencionalmente buscar algo melhor para si mesmo, e o faz apesar de fatores como distrações ou chances desfavoráveis.

 

Pessoas com índices altos nesta competência tem maior grau de disciplina para realizar os projetos que inicia até sua finalização e dificilmente tende a desistir do que realiza. Possui grande habilidade em se estruturar e mesmo que a situação apresente dificuldades, há grande tendência de continuar.

 

Pessoas com índices baixos nesta competência apresentam menor disciplina, levando a um comportamento de procrastinação além de se sentir mais facilmente desencorajado(a) a finalizar projetos que inicia.

 

 

Criatividade

Criatividade é a capacidade de criar, imaginar ou produzir algo novo e diferente. Ser criativo é “think outside the box” (expressão em inglês que significa "pensar fora da caixa"). Ou seja, ser criativo é ser original, é ser capaz de imaginar soluções novas para os problemas de sempre ou para os novos problemas que surgem a cada dia.

 

Pessoas com índices altos nesta competência tendem a não gostar de rotina e estão sempre em busca de coisas novas. Não se importam com o “status quo” e prefere sempre olhar para algo ou situação e fantasiar como aquilo pode ser melhorado.

 

Pessoas com índices baixos nesta competência mostram ser mais rotineiras e preferem lidar com atividades concretas que não exijam maior grau de imaginação. Apreciam rotina e provavelmente, se o valor for extremamente baixo, pode apresentar certa resistência às mudanças.

 

 

Curiosidade Intelectual

A pessoa intelectualmente curiosa tem um profundo e persistente desejo de conhecer. Ela pergunta e busca respostas para os "porquês". E ela não para de perguntar em um nível superficial, mas, em vez disso, faz perguntas sondando para remover camadas de explicação para obter as idéias fundamentais sobre uma questão específica.

 

Pessoas com índices altos nesta competência tem maior interesse para ideias abstratas e apresenta mais curiosidade intelectual e tendem a se engajar em novas atividades.

 

Pessoas com índices baixos nesta competência demonstram maior apego à rotina e por situações familiares, podendo, com isso, apresentar resistência às mudanças.

 

 

Determinação

Uma pessoa determinada é aquela que tem metas claras e definidas. Ela também tem a certeza de que atingirá seus principais objetivos e energia para trabalhar em seus projetos e tende a ser mais motivado(a) para atingir as metas, mostrando, inclusive, maior ambição no trabalho.

 

Pessoas com índices altos nesta competência são focadas e voltadas a metas. As dificuldades que encontra as motiva mais ainda a chegar e alcançar os seus objetivos.

 

Pessoas com índices baixos nesta competência denota pouco esforço para o alcance das metas profissionais. Pode demonstrar menor ambição no trabalho. Pode ainda possuir menor apego às suas obrigações e responsabilidades. Pode ser, não raro, displicente quanto às suas entregas e atividades.

 

 

Dinamismo

O Dinamismo é uma ação rápida e focada, ágil e enérgica, de um indivíduo, que, por sua vez, passa a ser considerado como um sujeito dinâmico. Este aspecto dos colaboradores pode ser observado em ações ágeis que são facilmente estimuladas.

 

Pessoas com índices altos nesta competência tendem a manter uma postura entusiasmada e dinâmica para desenvolver as atividades, mostrando ser uma pessoa alegre e positivo(a). É mais propenso(a) a ser otimista e a ver o lado positivo das coisas.

 

Pessoas com índices baixos nesta competência podem ser propensas a manter uma postura mais calma e prefere desenvolver as atividades de forma branda. Há ainda a probabilidade de ser menos otimista e menos bem-humorado(a), com menor propensão para ver o lado bom das coisas.

 

 

Expressão de Emoções

Competência que mede a amabilidade das pessoas, como expõe seus sentimentos, o quanto é franca e o nível de sensibilidade com que conduz os problemas. Indica habilidade e facilidade de expressar aquilo que sente.

 

Pessoas com índices altos nesta competência tendem a ser mais simpáticas, compreensivas e altruístas. Podem ter maior disposição a considerar as necessidades alheias e a ser movida(a) pela compaixão.

 

Pessoas com índices baixos nesta competência tem maior disposição a ficarem ressentidos e podem ter mais dificuldade para inibir a ofensa. Podem apresentar maior resistência em se envolver nos problemas, além de apresentar maior propensão a sentir constrangimento em situações sociais e a ficar desconfortável ante outras pessoas.

 

 

Franqueza

Atributo de pessoas que falam de forma aberta aquilo que sente. Não se reprime e possuem apreço por coisas claras e resolvidas.

 

Pessoas com índices altos nesta competência tendem a expressar mais abertamente seu ponto de vista e a expor com maior sinceridade sua opinião. Revela cordialidade e abertura franca, expressando aquilo que lhe incomoda.

 

Pessoas com índices baixos nesta competência preferem adular, apresentando maior resistência em expressar suas reais opiniões, com propensão tende a ser mais comedido(a) em expor seu ponto de vista. Revela não falar muito e se abrir, mesmo se há algo que o esteja incomodando.

 

 

Interação Social

A interação social mede como a pessoa se comunica com o mundo externo. Qual o grau de formalidade, a confiança nas outras pessoas e como conduz as suas relações, seja na vida pessoal ou profissional.

 

Pessoas com índices altos nesta competência são informais, com grande confiança na intenção das pessoas. Mostra ser uma pessoa que gosta e quer estar no meio de grupos de pessoas e podem se frustrar em atividades que precise fazer sozinho.

 

Pessoas com índices baixos nesta competência são formais, tendem a preferir atividades mais solitárias e pode ser um pouco desconfiado com relação às intenções das outras pessoas. Geralmente prefere atividades com poucas pessoas ou até mesmo, sozinho.

 

 

Modéstia e Humildade

Ser modesto e humilde é ser sincero, lidar com os fatos da forma como eles são. É ser autêntico e não se preocupar em chamar a atenção para si, mas também não a evitar. Afinal, ambas as situações buscam reconhecimento e notoriedade. Ser humilde é ser natural. Você nem faz questão de elevar as próprias qualidades, como também não deseja escondê-las.

 

Pessoas com índices altos nesta competência são inclinadas a ter uma postura mais humilde e comedida e buscam menos o reconhecimento das pessoas ao redor. São indivíduos que não querem ser o centro das atenções e agem de forma natural e não tem a necessidade de buscar notoriedade ou estar em evidência, por melhor que seja seu desempenho profissional.

 

Pessoas com índices baixos nesta competência podem ter uma postura mais vaidosa, podendo transmitir uma imagem de arrogância e presunçosa aos outros. Geralmente é uma pessoa que está sempre em busca de autovalorização e pode não dar os créditos devidos ao time e às pessoas que contribuíram para seus resultados.

 

 

Motivação

Motivação é uma força interna, que se encontra dentro de cada um, nascendo das suas necessidades e desejos. Pode  ser  definida  como  aquilo  que  é  capaz  de  mover o indivíduo.  Pode ser definida como um motivo que leva à ação, é tudo aquilo que leva a pessoa a determinado comportamento. Desta forma, a motivação pode surgir como uma força que predispõe um indivíduo a agir de certa maneira para alcançar seu objetivo.

 

Pessoas com índices altos nesta competência tendem a ser mais propositadas, escrupulosas e responsáveis com seus compromissos profissionais. Possuem maior determinação para atingir os seus objetivos. É uma pessoa mais determinada no trabalho, perseguindo seus objetivos incansavelmente. Também demonstra ser uma pessoa bastante ambiciosa nas suas metas pessoais e profissionais.

 

Pessoas com índices baixos nesta competência tendem a ter menor determinação no alcance das metas, sejam elas pessoais ou profissionais. Podem mostrar pouca ambição no trabalho, com pouca energia para a ação, fazendo aquilo que é esperado e nada mais além disso. Tendem também a ser menos exigente consigo, mesmo com relação às obrigações, e a ser menos obstinados a atingir os objetivos.

 

 

Organização e Planejamento

Organização é a forma como uma pessoa se dispõe a um sistema planejado e organizado para atingir os resultados pretendidos. São pessoas que executam funções de modo controlado e coordenado com a missão de atingir seus objetivos de forma prática e eficaz. É um indivíduo que consegue se planejar, sem distração, para que o que precisa ser feito seja realizado, no prazo e na qualidade esperada, seja no ambiente pessoal ou profissional.

 

Pessoas com índices altos nesta competência tendem a ser mais organizadas e metódicas na realização das tarefas. Tende a se planeja antecipadamente, se preparando para as atividades que precisa realizar.  É bastante exigente consigo mesmo e com as outras pessoas, cobrando ordem, compromisso e senso de dever. Quanto mais alto, pode mostrar traços de perfeccionismo e com grande tendência de se cobrar muito.

 

Pessoas com índices baixos nesta competência apresenta menor exigência quanto à organização e tendem a ser menos metódicas na  realização das atividades. Tende a não planejar suas ações com antecedência e com detalhes. Revela traços de grande desorganização, tanto na vida pessoal, quanto profissional, podendo não se preparar adequadamente para atividades e compromissos.

 

 

Otimismo

Otimista é aquela pessoa que acredita que tudo vai dar certo, que nada é considerado impossível. Ser otimista é ter atitudes seguras, em face aos problemas e entraves do dia a dia, e considerá-los sempre passíveis de uma solução positiva. Sempre tendem a ver o “copo meio cheio” e nada o abala ou desanima. Não resiste às mudanças e sempre tem uma visão positiva das coisas.

 

Pessoas com índices altos nesta competência tendem a ser mais alegres e positivas. É mais propensa a ser otimista e a ver sempre o lado positivo das coisas. Tem a habilidade de aceitar e incentivar novas ideias e, mesmo diante desafios, entraves e problemas, seguir com pensamento firme de que tudo dará certo.

 

Pessoas com índices baixos nesta competência tendem a ser menos otimistas e menos bem-humoradas. Tem menor propensão para ver o lado bom das coisas, onde, na verdade, podem enxergar sempre as oportunidades e novidades sempre de forma negativa, mostrando um comportamento pessimista. Tende a resistir às mudanças e sempre encontrar um problema para a execução de algo novo. 

 

 

Ponderação

Competência crucial, principalmente para líderes, que mede a capacidade que uma pessoa tem de olhar a situação como um todo, sempre olhando para o impacto de suas decisões em outras áreas, setores ou “stakeholders”. Reflete a habilidade de alinhamento, equilíbrio e moderação, seja na esfera pessoal ou em um projeto específico na empresa.

 

Pessoas com índices altos nesta competência tendem a despender de tempo para analisar todas as variáveis antes de tomar uma decisão, mostrando traços de ser cautelosa em suas ações. Tende a agir de forma preventiva, cautelosa e alinhada com tudo e todos, evitando riscos, erros e contratempos nas ações.

 

Pessoas com índices baixos nesta competência tendem a investir menor tempo na análise dos fatos e pode tomar decisões mais precipitadas. Embora tenda a ser uma pessoa mais espontânea e com maior agilidade nas suas decisões, geralmente não alinha suas ideias e projetos com outras áreas, pois é menos moderado e cauteloso e acredita que os alinhamentos podem gerar um tempo desnecessário para a entrega final.

 

 

Prudência e Responsabilidade

Ser prudente e responsável é ter a capacidade de julgar entre ações mal-intencionadas e corretas, não só no ambiente profissional, mas também no pessoal. Essa competência ajuda a razão a discernir em todas as circunstâncias o verdadeiro bem e a escolher os justos meios para o atingir. Também tem a ver com propósito, determinação para um fim em comum.

 

Pessoas com índices altos nesta competência são extremamente responsáveis, focadas e com alto grau de compromisso com suas atividades e entregas. Não desistem diante das dificuldades que encontra, se envolvendo amplamente com o que está fazendo. Revelam cuidado e prudência, avaliando riscos antes de tomar alguma decisão. Tendem a ser confiável no cumprimento de seus compromissos e responsabilidades.

 

Pessoas com índices baixos nesta competência podem demonstrar menor grau de detalhes nas suas entregas, podendo, não raro, precisar de supervisão mais minuciosa. São pessoas com menor exigência, consigo mesmo e com os outros, e com menor obstinação para atingir seus compromissos. Tendem a demonstrar menor apego às suas obrigações e responsabilidades, podendo ser, inclusive, displicente quanto às questões de segurança, que envolvam prudência e planejamento.

 

 

Relacionamento Interpessoal

Relacionamento interpessoal é um termo que se refere à relação, ligação ou vínculo entre duas ou mais pessoas, seja no contexto pessoal ou profissional. É se engajar em atividades e grupos, com boa comunicação com as pessoas com quem interage. Geralmente, mede o grau de energia que as pessoas utilizam para conseguirem interagir com as pessoas ao seu redor.

 

Pessoas com índices altos nesta competência tem preferência por grupos e busca, em maior grau, a estimulação social. Tendem a manter uma postura mais sociável e assertiva com relação às pessoas. Denotam maior extroversão, aonde sua energia é voltada “para fora”, atividades, pessoas e grupos.

 

Pessoas com índices baixos nesta competência tendem a manter uma postura reservada e não impositiva quanto a seu ponto de vista. Tem preferência por atividades em que possa realizar sozinho ou com um pequeno grupo de pessoas, buscando em menor grau a estimulação social. Denotam maior introversão, aonde sua energia é voltada “para dentro”, valorizando a introspecção e reflexão. Importante ressaltar que um índice baixo nessa competência não significa que a pessoa não se relacione bem com os outros. Ela apenas tem uma tendência a ser menos extrovertida e voltadas mais para si.

 

 

Senso de Segurança (Atitudes Seguras)

Competência que mede o quanto as pessoas respeitam normas, regras, são prudentes e responsáveis com relação ao ambiente e ao entorno.

É um conjunto de várias facetas que, combinadas, refletem o quanto essa pessoa possui comportamento seguro e não se expõe a riscos desnecessários.

 

Pessoas com índices altos nesta competência tendem a ser confiáveis no cumprimento de seus compromissos e responsabilidades (sejam pessoais ou profissionais). Tem maior preocupação com princípios, regras e normas sociais, mostrando isenção de impulsividade, com boa atenção e concentração ao que ocorre no entorno.

 

Pessoas com índices baixos nesta competência demonstram menor apego às suas obrigações e responsabilidades. Podem inclusive ser displicente quanto aos princípios, normas e regras sociais. Podem ainda se mostrar desatentas e com grande probabilidade de se envolverem em incidentes e/ou acidentes.

 

 

Tolerância

Tolerância é uma competência ligada ao ato de agir com benevolência e aceitação perante algo que não se quer ou que não se pode impedir, e é uma atitude fundamental para quem vive em sociedade. Uma pessoa tolerante normalmente aceita opiniões ou comportamentos diferentes daqueles estabelecidos pelo seu meio social. Assim, ser tolerante é aceitar diferenças sociais mesmo que a pessoa não concorde, pois é dado o respeito de discordar. Também é a capacidade de uma pessoa de aceitar erros e não levar assuntos da esfera profissional para o lado pessoal, revelando complacência nos acontecimentos do dia a dia.

 

Pessoas com índices altos nesta competência tendem a ser compreensivas com as pessoas, seja por erros ou por “discussões” e divergências profissionais, não levando tais tema para o lado pessoal. Não se sentem ofendidas quando alguém não concorda com aquilo que propõe, da mesma forma que não se ofendem quando alguém traz algo que ela mesmo não concorde.

 

Pessoas com índices baixos nesta competência tendem a ter maior disposição a ficar ressentidas e ofendidas com assuntos que são do dia a dia no trabalho. Podem ter mais dificuldades para inibir a ofensa, levando os problemas para a esfera pessoal, se ofendendo com grande facilidade.

 

 

Tomada de Decisão

A tomada de decisão é a competência que permite uma pessoa decidir sobre algo importante, especialmente em um grupo de pessoas ou em uma organização. Ela envolve a seleção de um curso de ação entre duas ou mais alternativas possíveis, a fim de se chegar a uma solução para um dado problema. Consiste ainda no processo decisório da escolha dentre as alternativas possíveis, ou seja, opções já pré-existentes.

 

Pessoas com índices altos nesta competência possuem grande habilidade para decidir, de forma rápida, aquilo que é melhor para uma situação que geralmente tenha impacto nas pessoas e processos. Tendem a ser seguras, além de ter uma visão mais macro e geralmente assumem a responsabilidade pelas decisões que tomou, independente se o resultado for positivo ou negativo.

 

Pessoas com índices baixos nesta competência revelam ser inseguras e com grande preocupação em tomar decisões. Tendem a procrastinar, revelando grande relutância em decidir sobre algo, seja por “medo”, insegurança ou por falta de visão holística sobre a decisão a ser tomada. Podem, quando as coisas não dão certo, não assumir as consequências de algo que ela mesma decidiu.

 

 

Texto de: Marcio Santangelo

2022 - Universidade MS